Até que enfim o novo Fusca está pronto, deu
trabalho, mas valeu a pena,
o popular da VW está de volta...
Diferente do New Bettle que tem motor
dianteiro e pertence a um segmento superior,
portanto, desnecessária a comparação entre
os dois modelos.
O Novo Fusca
O Novo Fusca
(isso mesmo, chama-se Fusca mesmo!)
traz um outro conceito,
seria um carro da categoria dos compactos
com menos de 4 metros e motor traseiro refrigerado a água
(1.4 da Kombi, e talvez uma opção com motor
elétrico, mas fica um projeto mais adiante)
na faixa de preço de um Gol,
inicialmente seria destinado ao mercado
brasileiro.
Para melhor praticidade a tampa traseira
abre por inteiro como em um hatch,
uma abertura mais larga,
mas um vinco oval lembra as linhas do
Fusca,
os leds tem um desenho de um besouro
(claro que por ser um conceito dá pra
brincar um pouco)
o motor fica embaixo e acima um pequeno
porta-malas,
não muito grande mas é razoável que
complementa com um espaço extra no capô que compartilha o estepe. A entrada de
ar atrás da janela é estética
e lembra as que existiam nos modelos
brasileiros dos anos 70,
a utilizada para refrigeração do motor fica
escondida no estribo.
A lente de vidro sobre os faróis não é
circular,
é levemente retangular,
seguindo o padrão atual da marca,
mas abriga um canhão de formato cônico
deixando a identidade mantida,
o pisca também fica dentro deste domo,
a grade inferior abriga um discreto
radiador para auxiliar a refrigeração do motor traseiro,
método utilizado pela Kombi
(de radiador não tão discreto)
de motor refrigerado a água.
A lanterna traseira de formato oval, lembra
a dos fuscas dos anos 60. Quanto ao painel,
um cone abriga um grande velocímetro,
e nas saliências laterais o medidor de
combustível e temperatura,
a esquerda para versões mais equipadas o
conta-giros,
ao centro do painel mais ao fundo um
relógio analógico.
As saídas de ar são como em um periscópio
de submarino
e
a parte de trás do painel pode ser usada
como um guarda volumes.
Para atender certas tendências atuais,
a idéia para a versão 4 portas seria com
portas suicidas sem coluna central.
A versão pé-de-boi
(claro que não sairia com esse nome, mas é
só uma referência, rs)
teria motor 1.0 a um preço mais
acessível.
Na versão GTi Bizorrão o motor é 1.6 ou 1.8ou algum outro importado da
marca, mas externamente está aí.
Para a ira dos tradicionalistas,
abaixo o Crossfusca,
mas pensando bem é uma opção interessante
para quem ainda guardava o fusquinha só para ir ao sítio.
Os detalhes off-road são inspirados em modelos atuais
Os detalhes off-road são inspirados em modelos atuais
como a grade dianteira do Crossfox
e o vinco lateral da Saveiro Cross.
Excluindo as versões GTi e Cross,
os demais modelos custar am entre 24 e 32 mil reais.
O Fusca é um carro de entrada, como o próprio
nome da marca significa:
Carro do Povo
HISTÓRIA DO VW Sedan (FUSCA)
A história do VW é longa, por isso abaixo
um resumo.
As origens do VW Sedan se deram na década de 30,
As origens do VW Sedan se deram na década de 30,
quando o ditador alemão Adolph Hitler
pensava na idéia de financiar uma montadora de automóveis estatal,
nesse tempo surgiu o nome do engenheiro
Ferdinand Porsche
que já chegou a trabalhar na Daimler-Benz
mas em 1931 fundou seu próprio escritório.
A pedido de Hitler,
A pedido de Hitler,
Porsche e sua equipe criaram o VW Sedan
(cujas linhas foram criadas pelo designer
Erwin Komenda),
influenciado nas novas linhas aerodinâmicas
que surgiriam na década de 30
como as do Chrysler Airflow e
principalmente o Tatra,
vários protótipos foram apresentados mas só
em 1938 foi apresentada a forma definitiva,
um compacto de linhas curvas e motor
traseiro refrigerado a ar,
inicialmente batizado de KDF era um carro
simples, confiável e barato.
Por causa da segunda guerra a produção foi interrompida,
Por causa da segunda guerra a produção foi interrompida,
sendo fabricadas versões militares
(Kübelwagen, Kommandeurwagen e
Schwimmwagen)
no lugar do sedan civil,
com o fim da guerra em 1946
os britânicos retomaram a produção,
mas logo depois em 1948 a presidência da
VolksWagen passou para as mãos de Heinrich Nordhoff,
a partir daí o VW conquistou o
mundo.
O VW (Typ 1) passou a ser produzido em
vários países como por exemplo Brasil e México,
com o lançamento do Golf em 74
o VW sedan foi produzido na Alemanha até
1978.
Sua versátil plataforma deu origem a
diversos modelos como o furgão Kombi
(ou Typ 2),
o Typ 3 e Typ 4.
(sedan, fastback e SW),
o utilitário Typ 181 e o esportivo
Karmann-ghia entre muitos outros. Um detalhe interessante foi que após uma
reestilização o VW recebeu janelas laterais maiores,
fato que não ocorreu no Brasil.
Nos EUA recebeu o apelido de Beetle.
O último Fusca foi produzido no México em 2003 com 21.529.464 unidades
produzidas pelo mundo,
mas em 1998 foi apresentado o New Beetle
que era uma releitura do VW,
apesar do motor dianteiro e pertencer a um
segmento nada popular.
BRASIL - Apesar de importado
desde 1953 o primeiro Fusca nacional surgiu em 1959
mas não se chamava Fusca,
apenas VW Sedan e já contava
com bom índice de nacionalização.
Seu motor boxer refrigerado a
ar tinha 1200 cm3.
Dois anos depois ganhou um
novo câmbio com marchas sincronizadas.
Em 1965 apresentava um teto solar como opcional,
Em 1965 apresentava um teto solar como opcional,
este logo recebeu o apelido
de "Cornowagen".
Nesse mesmo ano foi
apresentada a versão super básica, o famoso "pé-de-boi",
que concorria com o Gordini
"Teimoso" e a DKW "Caiçara".
Em 1967 o motor teve a cilindrada aumentada para 1300 cm3
Em 1967 o motor teve a cilindrada aumentada para 1300 cm3
e algumas mudanças como o
vidro traseiro maior,
e o sistema elétrico mudou
para 12 volts.
Nunca uma plataforma foi tão
bem aproveitada,
pois serviu de base para
muitos modelos da marca como
a Kombi, TL, Variant, 1600
Sedan, SP2, Karmann-ghia e Brasília,
sem contar os vários
foras-de-série que a utilizaram por décadas.
Em 1970 surge o Fuscão uma
carroceria renovada e motor de 1500 cm3.
O motor 1600 cm3 equiparia o
modelo 1974,
surgindo o 1600S Bizorrão,
que se diferenciava pela
faixa preta na tampa traseira.
Em 1978 novas melhorias como o bocal do tanque para fora do capô
Em 1978 novas melhorias como o bocal do tanque para fora do capô
e em 1979 surge o Fusca com
lanternas traseiras maiores, o famoso "Fafá de Belém",
uma alusão aos "dotes" da
cantora.
Para a década de 80 o Fusca
ganha um novo painel
e o nome "Fusca" é
oficialmente nomeado pela marca,
continuou até 1986 quando
deixou de ser fabricado.
Em 1993 a VW relançou o Fusca, que já recebeu o
apelido de "Fusca Itamar"
devido aos pedidos do
presidente na época,
este possuía catalisador,
pneus radiais,
pára-choques da cor do carro,
novos bancos herdados do Gol,
e cinto de 3 pontos.
Em 1996 o Fusca finalmente
encerra sua produção.
Em 2003 a VW importou alguns
exemplares mexicanos,
exclusivamente para
colecionadores.
A origem do nome Fusca é uma incógnita
A origem do nome Fusca é uma incógnita
mas a história que eu conheço
é que quando os alemães vinham ao Brasil quando diziam a palavra Volks,
fonéticamente era "Folks",
aí com o tempo abrasileirou e
virou Fusca.
Espero que tenha gostado , obrigado pela visita .
Nenhum comentário:
Postar um comentário